Image Map

28/08/2015

Chinchila - Alimentação: Vegetais


Os vegetais não fazem parte da pirâmide alimentar das chinchilas, mas podem ser oferecidos como petisco.


O
s vegetais são parte importante da dieta de vários animais, especialmente herbívoros, como porquinhos da índia e coelhos. As chinchilas, porém, diferem desses pets nesse sentido: a maioria dos vegetais frescos nunca devem ser oferecidos. Os vegetais frescos podem causas diarreia devido a grande quantidade de umidade, além de gases, que podem ser fatais em chinchilas.

Existem algumas pequenas exceções para essa regra e alguns vegetais podem ser oferecidos frescos e desidratados.


Benefícios dos vegetais

-Tornam a dieta do pet mais interessante.
Os vegetais possuem diferentes texturas, sabores e cheiros, que estimulam a chinchila e aguçam seus sentidos

-São um petisco seguro.
Muitos donos costumam oferecer sementes como petisco para suas chinchilas. O recomendado é nunca oferecer sementes e grãos, utilizando apenas vegetais seguros e frutas desidratadas como petisco.

Vegetais seguros (frescos e desidratados)

Ervas: agrião, alecrim, bolsa-de-pastor, borragem, camomila, coentro, erva-doce, grama, grama de trigo, hortelã, hortelã-pimenta, endro/dill, levístico, manjericão, melissa, malva, morugem, orégano, salgueiro, salsa/salsinha, sálvia, senécio, serralha, tasneirinha, tomilho, trevo, urtiga.

Flores: amor-perfeito, calêndula, dente-de-leão, hibisco, lavanda, rosas.

Raízes: cenoura.

Quantidade

Os vegetais listados podem ser oferecidos à chinchila como petisco, apenas um ou dois pedaços pequenos (do tamanho de uma colher de chá), duas a três vezes por semana. Lembre-se que vegetais são apenas petisco, ou seja, não precisam fazer parte da dieta da chinchila e servem apenas como um agrado para variar a dieta do pet. Não sirva os vegetais frios: chinchilas não gostam de alimentos muito gelados, e vegetais frios podem causar diarreia. Deixe os vegetais em temperatura ambiente, lavando-os ou deixando-os de molho em água morna.

Como comprar e escolher

O
s vegetais são vendidos em mercados e feiras, sendo bem simples de encontrar. Escolha vegetais como se estivesse comprando para si mesmo: evite ervas esmagadas ou velhas, preferindo vegetais frescos e limpos.

Tenha certeza do que você está oferecendo ao pet. Os vegetais podem ter diferente nomes em diferentes regiões, então é preciso ter certeza de que o alimento que você comprou ou colheu é mesmo o que você está pensando que é. Comparar fotos no google imagens é uma boa dica.

Como colher

C
aso você decida colher os vegetais de um jardim ou horta, tenha as seguintes precauções:

Evite áreas que tenham sido tratadas com herbicidas ou pesticidas.
•Evite áreas que sejam frequentadas por cães, gado, etc, pois as fezes desses animais podem contaminar as plantas.
•Evite plantas que tenham mofo ou fungos.
•Evite plantas que estejam crescendo à beira de estradas movimentadas.
•Lembre-se que plantas jovens costumam ser mais nutritivas e saborosas. À medida que as plantas crescem e criam sementes, os nutrientes são desviados para a produção das sementes e as folhagens da planta diminuem seu valor nutricional. À medida que algumas espécies de plantas crescem, a quantidade de ácido oxálico aumenta e elas se tornam mais amargas.

Armazenamento

Os vegetais devem ser mantidos na geladeira. O melhor é lavá-los antes de guardá-los. Se você quiser ir além na higiene desses alimentos, uma boa pedida é deixar os vegetais de molho em produtos próprios para a limpeza dos mesmos como o Hidrosteril por 15 minutos, ou mesmo uma solução de vinagre (duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água), por 30 minutos. Para guardar, uma boa pedida é manter os vegetais limpos dentro de potes de vidro, com uma folha de papel toalha forrando o pote. Essa dica ajuda a manter as ervas frescas e conservadas por muito mais tempo.

Soltar a chinchila para "pastar"

A
quantidade de vegetais que pode ser consumida pelas chinchilas é mínima, então, nunca deixe que ela tenho acesso à vegetais de forma livre. O excesso desses alimentos na dieta da chinchila pode levar o animal à óbito.


Leia também:
Alimentação (Resumo)


Referências:

http://www.chinchillaguide.com/
http://www.chinchillafactssite.com/
http://chinchillatribe.com/
http://www.guinealynx.info/index.html
http://www.therabbithouse.com/
http://rabbit.org/


Por: Louis Patrick Fortunato Nunes.

Nenhum comentário :

© 2014-2015 Pets e Fofuras | Todos os direitos reservados