Image Map

13/12/2014

Chinchila - Introdução


Classificação

Animal: Chinchila.
Nome em Inglês: Chinchilla ou Long-tailed Chinchilla
Nome Científico: Chinchilla lanigera.
Gênero: Chinchilla.
Subfamília: Chinchillinae.
Família: Chinchillidae.
Infraordem: Hystricognathi.
Subordem: Hystricomorpha.
Ordem: Rodentia.
Classe: Mammalia.
Subfilo: Vertebrata.
Filo: Chordata.
Reino: Animalia.

Ficha

Tamanho (médio): 30 a 40cm (com cauda).
Peso (médio): 450g a 900g.
Expectativa de vida: Nove a quatorze anos.
Maturidade Sexual: 6 meses.
Período de Gestação: 111 dias.
Número de Filhotes: Um a três (média dois).
Desmame: 45 a 60 dias.
Ninhadas por ano: Duas.
Dieta: Herbívoro.
Atividade: Crepuscular e noturno.
Socialização: Colônia.




 As chinchilas são uma das duas espécies de roedores do gênero Chinchilla. São nativas do Chile e das Cordilheiras dos Andes. São populares como animais de estimação e também criados para o mercado de peles. São primos dos porquinhos da índia.

Possuem patas dianteiras curtas e as traseiras compridas, facilitando corridas e longos saltos. O corpo é gordinho, as orelhas curtas e a cauda comprida e peluda. Cada pata possui quatro dedos.

Costumam ser famosas pela pelagem macia e sedosa. A densidade dos pelos se deve ao fato de que cada folículo pode conter até 100 fios. A coloração original é cinza com a barriga branca, mas atualmente existem muitas mutações e cores diferentes, inclusive malhadas.

As chinchilas costumam ser calmas e dóceis, e uma vez que reconhecem a voz ou cheiro do dono, criam fortes laços. Uma chinchila assustada pode gritar e morder, dependendo de sua socialização. São muito ágeis, então, é preciso ter cuidado ao manuseá-las, para evitar possíveis acidentes e quedas.

São animais limpos e praticamente sem cheiro. O alojamento deve ser limpo, ao menos, uma vez por semana. O dono deve oferecer a chinchila pó de carbonato de cálcio para que ela se banhe uma a duas vezes por semana, desengordurando os pelos. Os dejetos, praticamente, não possuem cheiro, tanto dos machos, quanto das fêmeas.

Precisam de gaiola espaçosa e passeios diários para que façam exercício. Rodinhas de exercício não devem ser usadas, pois a chinchila pode superaquecer e sofrer de estresse calórico. Por viverem, originalmente, em regiões frias, são sensíveis ao calor, devendo ser mantidos em temperaturas entre 18ºC e 25ºC. Temperaturas acima de 28ºC já são um alerta vermelho.

Gostam de viver em grupos, então, é recomendado que se crie sempre duplas do mesmo sexo. Machos que forem mantidos perto de fêmeas podem brigar entre si, e nesses casos, recomenda-se a castração dos machos, inibindo o comportamento territorial. A adaptação pode ser lenta, mas, geralmente, costuma ser bem sucedida. As chinchilas possuem gestos e cheiros próprios que só são reconhecidos por outras chinchilas. É fato: a melhor companhia para uma chinchila, é outra chinchila.

Extremamente fofos, doces e felpudos, as chinchilas são pets limpos, dóceis e independentes, se tornando ótimos animais de estimação, além do tempo de vida mais longo que a da maioria dos outros roedores pets.



Por: Louis Patrick Fortunato Nunes.

Nenhum comentário :

© 2014-2015 Pets e Fofuras | Todos os direitos reservados