Image Map

07/12/2014

Gerbil - Introdução


Classificação

Animal: Gerbil, Gerbilo ou Esquilo da Mongólia.
Nome em Inglês: Gerbil ou Mongolian Jird.
Nome Científico: Meriones unguiculatus.
Subgênero: Pallasiomys.
Gênero: Meriones.
Subtribo:Rhombomyina.
Tribo: Gerbilini.
Subfamília: Gerbilinae.
Família: Muridae.
Superfamília: Muroidea.
Subordem: Myomorpha.
Ordem: Rodentia.
Classe: Mammalia.
Subfilo: Vertebrata.
Filo: Chordata.
Reino: Animalia.

Ficha

Tamanho (médio): 25cm (com cauda).
Peso (médio): 75g a 110g.
Expectativa de vida: 3 a 4 anos.
Maturidade Sexual: 40 a 60 dias (fêmeas), 70 a 84 dias (macho).
Período de Gestação: 23 a 26 dias (primeira gestação), 23 a 48 dias (demais gestações).
Número de Filhotes: 3 a 10 (média 6).
Desmame: 25 dias.
Ninhadas por ano: 7 a 8.
Dieta: Onívoro.
Atividade: Variável.
Socialização: Colônia.



Os gerbils, ou esquilos da mongólia, na verdade não são realmente esquilos, e sim, parentes dos ratos. As espécies de gerbils são muitas, mas o gerbil da mongólia acabou se destacando como animal de estimação, tornando-se muito popular no Brasil e no mundo.

Possuem nariz comprido, corpo comprido, orelhas curtas, cinco dedos nas patas dianteiras e traseiras. As patas traseiras são compridas, o que ajudam o bichinho a correr e pular bastante alto. O rabo é comprido e peludo, com um pequeno tufo na ponta.

A cor "natural" é marrom dourado, chamada de "agouti", mas atualmente os gerbils possuem uma infinidade de cores. Cores sólidas, malhadas, manchadas. A pelagem é sempre curta, e se bem cuidada, macia ao toque.

Os gerbils costumam ser animais dóceis, mas podem morder caso não tenham sido socializados quando filhotes. São hiperativos e difíceis de manusear, então, é preciso ter muito cuidado para não deixá-los pularem do colo, pois quedas são fatais. Por sua natureza agitada, não são recomendados para crianças.

Não tem boa visão nem distinguem bem profundidade, mas possuem audição e olfato super apurados. Com isso, podem se assustar facilmente com barulhos altos. Quando assustados, costumam "soar o alarme", batendo os pés rapidamente no chão para alertar os companheiros de alojamento de qualquer possível perigo.

São animais extremamente limpos e, praticamente, não possuem cheiro. A higiene do alojamento deve ser feita ao menos, a cada quinze dias, pois a forração suja pode manchar os pelos do gerbil ou deixá-los oleosos. Tanto machos, quanto fêmeas, possuem uma glândula de cheiro na barriga, mas o cheiro não é percebido por humanos e, sim, por outros gerbils. Cabe ao dono ajudar na higiene da pelagem do animal, fornecendo banho de pó de cálcio, pelo menos, a cada quinze dias ou sempre que necessário.

Como animais de colônia, o recomendado é sempre manter um ou mais gerbils do mesmo sexo juntos. Não vivem bem sozinhos e preferem ter companhia para exercer seus comportamentos de grupo, limpando uns aos outros, dormindo juntos, dividindo os alimentos, etc.

Sendo animais limpos, geralmente dóceis, pequenos e de fácil manutenção, os gerbils são ótimos animais de estimação. O tempo de vida curto pode desanimar alguns donos, mas é garantido que cada ano que o bichinho ficar ao seu lado será repleto de diversão, afinal, são roedores muito curiosos, agitados e ativos.



Por: Louis Patrick Fortunato Nunes.

3 comentários :

Unknown disse...

Gerbils são tudoo!
S2

Anônimo disse...

É a Camila Bonuccelli x)

gerbil tem mais ou menos a mesma inteligência/comportamento que um sírio? por exemplo, a noite costumo deixar meu sírio solto no quarto enquanto assisto tv ''com ele'', ele fica de boa, perambulando e fuçando. com gerbil tb dá pra fazer isso? eles são noturnos também? já percebi que geralmente, anões russos mordem mais do que sírios, voce acha que gerbils são mais calmos? fiquei meio curiosa pq sempre que pego meu ham, tiro ele da gaiolinha e fico um tempo com ele no meu colo, fazedno carinho e tal, isso seria possível com gerbil? eles parecem muito agitados kkkk

Pets e Fofuras disse...

Oi, Camila! A atividade dos gerbils é variável. Eles dormem por algumas horas, acordam, depois dormem novamente, sem um horário definido. Eles são muito agitados então é difícil manter eles soltos sem supervisão. Vai de gerbil para gerbil mas poucos ficam quietinhos no colo.

© 2014-2015 Pets e Fofuras | Todos os direitos reservados