Image Map

16/12/2014

Hamster Sírio - Introdução


Classificação

Animal: Hamster Sírio.
Nome em Inglês: Syrian Hamster, ou Golden Hamster, ou Teddy Bear Hamster.
Nome Científico: Mesocricetus auratus.
Gênero: Mesocricetus.
Subfamília: Cricetinae.
Família: Cricetidae.
Superfamília: Muroidea.
Subordem: Myomorpha.
Ordem: Rodentia.
Classe: Mammalia.
Subfilo: Vertebrata.
Filo: Chordata.
Reino: Animalia.

Ficha

Tamanho (médio): 14cm a 19cm.
Peso (médio): 85g a 140g (machos), 95g a 120g (fêmeas).
Expectativa de vida: 2 a 3 anos.
Maturidade Sexual: 30 dias.
Período de Gestação: 15 a 18 dias.
Número de Filhotes: 4 a 12 (média 8).
Desmame: 21 dias (35g ~40g).
Ninhadas por ano: 10 a 12.
Dieta: Onívoro.
Atividade: Crepuscular.
Socialização: Solitário.



Os hamsters sírios são a espécie mais popular de hamster atualmente. São chamados em inglês de "teddy bear hamsters" ("hamster ursinho de pelúcia") por serem, geralmente, fofinhos e calmos. Como o nome sugere, são originários dos desertos da Síria. Também são utilizados como animais de laboratório.

A característica mais marcante dos hamsters são suas bochechas, que expandem e armazenam alimento. As orelhas são pequenas, e a cauda é curta e pelada. Os pés são pelados e possuem cinco dedos tanto nas patas dianteiras, quanto traseiras.

Existem diversos tipos de pelagens, desde hairless (pelados), até angorás, com pelos tão compridos que precisam ser penteados. A cor natural é marrom dourado, chamada de agouti, o que lhe rende o nome de "Golden Hamster" em inglês ("Hamster Dourado"). Atualmente o hamster sírio possui diversas pelagens, cores sólidas, malhados, manchados, tricolores, etc.

O sírio é considerado o mais dócil dos hamsters: se manuseado desde filhote, dificilmente irá morder. Mesmo sem o manuseio, não costuma ser difícil amansar um hamster sírio depois de adulto. É preciso ter cuidado ao manuseá-lo, pois são inquietos e podem cair das mãos do dono, pois seu senso de profundidade é muito debilitado.

A visão é precária, porém a audição e olfato são apurados. Eles possuem glândulas de cheiro nas costas, que esfregam pelos acessórios e alojamento para demarcar seu território. Também distinguem o sexo de outros hamsters através do cheiro.

Podem aprender a utilizar banheirinhos, o que facilita na limpeza do alojamento. É recomendada uma gaiola espaçosa com substrato adequado. Podem dar pequenos passeios pela casa, porém sempre com a supervisão do dono e em cômodos seguros.

São ativos durante a noite, onde costumam fazer bastante exercício. Recomendam-se rodinhas de exercício para evitar obesidade e estresse.

Por serem animais extremamente territoriais, nunca se deve manter mais de um hamster sírio por alojamento. São solitários, então dois hamsters juntos, provavelmente, vão brigar ou acabar matando um ao outro. Alguns aparentam convivência pacífica, mas estarão sempre sob grande estresse. A regra máxima na criação de hamsters é: um hamster por gaiola.

Bonitinhos, limpos e dóceis, os hamsters sírios são ótimos animais de estimação, os favoritos quando se trata de roedores.

Por: Louis Patrick Fortunato Nunes.

2 comentários :

Unknown disse...

Hammster Sao muito bons sinto muito saudades da minha hamster anucha

Unknown disse...

Hamster sao otimos animais tive dois sinto muita saudades deles.

© 2014-2015 Pets e Fofuras | Todos os direitos reservados